Autor: “Ramzy Baroud”

Odiario

A Doutrina Obama causa estragos no Médio Oriente

Ramzy Baroud    04.Sep.16    Outros autores

«Todos parecem ter uma teoria sobre como destruir o Daesh. Mas, há dois aspectos a citar: o primeiro, as origens do grupo, e o segundo, se as intenções da sua derrota são realmente sinceras. Devemos abordar de frente o primeiro para poder deslindar o enigma existente desde o nascimento e crescimento do Daesh, ou seja, como desmantelar o grupo. E temos de lidar com o segundo ponto antes de começarmos discussões supérfluas sobre a estratégica bélica mais apropriada, se a guerra for realmente a resposta.».

Odiario
Odiario

O futuro de Israel é aterrador

Ramzy Baroud*    14.Jun.16    Outros autores

Se em 14 de Maio de 1948, aquando da criação unilateral do Estado de Israel, havia já uma forte identidade palestina, forjada por séculos de história, hoje os quase 70 anos após a partilha colectiva do sofrimento imposto por Israel a todos os palestinos, civis ou militantes de movimentos de libertação armados, homens ou mulheres, adultos ou crianças, tornam o povo palestino invencível aos olhos do mundo.
Há povos que surpreendentemente se tornam invencíveis nas circunstâncias mais difíceis.
É o caso do povo palestino.

Odiario
Odiario

O que os meios de comunicação não nos dizem sobre o Iémen
Uma guerra sangrenta que parece não existir

Para os meios de comunicação ocidentais o Iémen só existe de cada vez que a Al-Quaeda ameaça os interesses do Ocidente ou quando as tribos indignadas — frustradas pela violência, tanto norte-americana como do governo central e os anos de abandono — dinamitam um oleoduto. Para além desse silêncio, há um Iémen e uma história iemenita: os da guerra, da intervenção ocidental, da corrupção, da divisão, do desemprego, do terrorismo, da pobreza e da revolução. São todos aspectos da mesma história e continuarão a formar a lógica singular da razão porque o Iémen está imerso nesta crise terrível.

Odiario