Autor: “Red Roja”

Odiario

A Audiência Nacional recusa o arquivamento do processo contra Angeles Maestro e duas companheiras

Red Roja    17.Jun.19    Outros autores

Angeles Maestro e duas outras camaradas são alvo de um processo judicial por terem angariado fundos de solidariedade para o povo palestiniano. São acusadas de “financiar o terrorismo”. Trata-se de uma nova tentativa (por detrás da qual está o lobby sionista em Espanha) de criminalizar o protesto e, mais do que a solidariedade internacionalista, a simples solidariedade humanitária. Toda a solidariedade e todo o apoio às três corajosas militantes!

Odiario
Odiario

Nicarágua: face à “contra colorida” e seus disfarces, o nosso lugar é o anti-imperialismo consequente

Red Roja    12.Ago.18    Outros autores

A situação na Nicarágua exige uma firme solidariedade anti-imperialista. Solidariedade antes de mais com o povo que resiste à tentativa de golpe desencadeada pela reacção interna e pelo imperialismo. Já aqui publicámos textos que manifestam essa solidariedade, mas que exprimem também reservas à acção do governo de Ortega. Os seus autores são lutadores de sólidos princípios, que não podem por essa posição ser misturados com o outro lado da barricada.

Odiario
Odiario

Agosto de 1936, matança de Badajoz

Red Roja*    25.Oct.17    Outros autores

A Guerra Civil em Espanha foi um ensaio da guerra mundial que se seguiria em muitos aspectos que vão para além da táctica militar. O avanço das forças fascistas foi sempre acompanhado pelo extermínio de populações civis – e em primeiro lugar dos “vermelhos” - tal como o invasor nazi-fascista viria a fazer nos territórios da URSS e de outros países do Leste europeu. A matança em Badajoz em Agosto de 1936 é um dos mais monstruosos crimes do franquismo.

Odiario
Odiario

Referendo na Catalunha:
Votar Sim, para acabar com o regime de 78

Red Roja*    24.Ago.17    Outros autores

No seu objetivo de abafar a repercussão em todo o Estado espanhol da importância do Referendo na nação catalã, a direita não está só. Com ela estão todos aqueles para quem «…a realização do Referendo de 1 de outubro, com uma eventual vitória independentista, acelerará a crise estrutural de um Regime ilegítimo na origem, e facilitará as reivindicações nacionais, democráticas e sociais nos restantes territórios» do Estado espanhol.

Odiario
Odiario

Que fazer perante um sistema que agoniza?


É mais que provável que já tenha sido decidido deixar o Estado espanhol em queda livre. Isso suporá uma intervenção que obrigará a um empréstimo multimilionário do FMI e do BCE, a troco de uma nova e brutal redução da despesa pública, tal como aconteceu na Grécia, com as centenas de milhares de despedimentos de empregados públicos, o corte nas pensões, dos subsídios de desemprego e a venta massiva de recursos públicos. Nas grandes crises quem manda são os credores.

Odiario