Autor: “Robert Fisk”

Odiario

Em busca da verdade nos escombros de Douma – e as dúvidas de um médico sobre o ataque químico

Robert Fisk    25.Abr.18    Outros autores

Ao contrário do jornalismo mercenário que reproduz o que a máquina EUA-NATO manda dizer, há ainda alguns jornalistas que procuram investigar a verdade. Robert Fisk, que não tem qualquer simpatia pelo regime de Assad, foi a Douma. E não conseguiu encontrar um único testemunho do «ataque com gás» que justificou mais uma agressão imperialista.

Odiario
Odiario

A linguagem da tortura

Robert Fisk    10.Ene.15    Outros autores

Um dos aspectos chocantes de muita da reacção política e mediática à publicação - da versão altamente censurada – do relatório do Senado dos EUA sobre a prática da tortura pela CIA é a linguagem escolhida. E os recursos jornalísticos para banalizar os mais repugnantes crimes.

Odiario
Odiario

Suprema hipocrisia

Robert Fisk    20.Ago.14    Outros autores

O cinismo e a hipocrisia das justificações do imperialismo para intervir no caos que criou no Médio Oriente não têm limites. E são idênticos aos que utiliza para não intervir. Agora bombardeia no Iraque “para prevenir um possível acto de genocídio”. Mas nada tem a dizer ou a fazer acerca da campanha de genocídio do povo palestino conduzida por Israel.

Odiario
Odiario

“pacifista, herói…” e carniceiro

Robert Fisk*    31.Ene.14    Outros autores

A reescrita da história pessoal de Ariel Sharon não representou apenas um branqueamento dos crimes de guerra de que foi responsável. Representou uma manobra de branqueamento de todos os aliados e apoiantes do colonialismo sionista, responsáveis – eles também – pela tragédia do povo palestino e de todo o Médio Oriente

Odiario
Odiario

Documentos Palestinos divulgados por Wikileaks
Uma nova verdade nasce no mundo árabe

Robert Fisk*    03.Feb.11    Outros autores

Repressão sionista na PalestinaAo mesmo tempo que são revelados pela Wikileaks que provam como a chamada Autoridade Palestina estava disposta a ceder no “direito de regresso” dos palestinos e dos territórios ilegal e ilegitamente ocupados por Israel, “…o povo egípcio pede a queda do presidente Mubarak e os libaneses vão nomear um primeiro-ministro designado pelo Hezbollah. Raramente se viu no mundo árabe uma coisa assim.”

Odiario
Odiario

Ataque ao Paquistão

Robert Fisk*    13.Abr.10    Outros autores

Robert FiskÉ muito desconhecida a guerra que os EUA levaram ao Paquistão e a barbárie que a acompanha.
Alí, “nas áreas tribais, os drones – aviões-robô armados não tripulados – dominam tudo. Mês passado, só numa noite, mataram 14 homens em Datta Khel, no norte do Waziristão. Os aviões-robôs voam em grupo, e quatro ou cinco deles sobrevoaram a vila; cada um dos drones lançou um míssil contra um caminhão; o caminhão foi partido ao meio e os seis homens foram esquartejados. Quando os moradores da região acorreram para socorrer os feridos, os aviões-robôs atacaram novamente; mais oito mortos.
É frequente os aviões-robôs voltarem ao local dos primeiros ataques, para atacar quem apareça para socorrer feridos. (…) quase sempre as equipes médicas ou simples socorro civil.”

Odiario
Odiario

Obama, um Homem de Paz?
Não, apenas um prémio Nobel por engano

Robert Fisk*    25.Oct.09    Colaboradores

Robert FiskDepois de analisar a teia do Médio Oriente que Obama complicou, o autor interroga-se:
“Está o Sr. Obama com mais medo da retaliação do Irão? Ou das suas capacidades nucleares? Ou mais assustado com a possível agressão de Israel ao Irão?
Mas, por favor, nada de ataques a 10 de Dezembro. Essa é a data em que Barack Obama aparecerá em Oslo para levar ao bolso o seu Prémio Nobel, por feitos que ainda não alcançou e por sonhos que irão tornar-se pesadelos”.

Odiario