Autor: “Robert Fisk*”

Odiario

“pacifista, herói…” e carniceiro

Robert Fisk*    31.Ene.14    Outros autores

A reescrita da história pessoal de Ariel Sharon não representou apenas um branqueamento dos crimes de guerra de que foi responsável. Representou uma manobra de branqueamento de todos os aliados e apoiantes do colonialismo sionista, responsáveis – eles também – pela tragédia do povo palestino e de todo o Médio Oriente

Odiario
Odiario

Documentos Palestinos divulgados por Wikileaks
Uma nova verdade nasce no mundo árabe

Robert Fisk*    03.Feb.11    Outros autores

Repressão sionista na PalestinaAo mesmo tempo que são revelados pela Wikileaks que provam como a chamada Autoridade Palestina estava disposta a ceder no “direito de regresso” dos palestinos e dos territórios ilegal e ilegitamente ocupados por Israel, “…o povo egípcio pede a queda do presidente Mubarak e os libaneses vão nomear um primeiro-ministro designado pelo Hezbollah. Raramente se viu no mundo árabe uma coisa assim.”

Odiario
Odiario

Ataque ao Paquistão

Robert Fisk*    13.Abr.10    Outros autores

Robert FiskÉ muito desconhecida a guerra que os EUA levaram ao Paquistão e a barbárie que a acompanha.
Alí, “nas áreas tribais, os drones – aviões-robô armados não tripulados – dominam tudo. Mês passado, só numa noite, mataram 14 homens em Datta Khel, no norte do Waziristão. Os aviões-robôs voam em grupo, e quatro ou cinco deles sobrevoaram a vila; cada um dos drones lançou um míssil contra um caminhão; o caminhão foi partido ao meio e os seis homens foram esquartejados. Quando os moradores da região acorreram para socorrer os feridos, os aviões-robôs atacaram novamente; mais oito mortos.
É frequente os aviões-robôs voltarem ao local dos primeiros ataques, para atacar quem apareça para socorrer feridos. (…) quase sempre as equipes médicas ou simples socorro civil.”

Odiario
Odiario

Obama, um Homem de Paz?
Não, apenas um prémio Nobel por engano

Robert Fisk*    25.Oct.09    Colaboradores

Robert FiskDepois de analisar a teia do Médio Oriente que Obama complicou, o autor interroga-se:
“Está o Sr. Obama com mais medo da retaliação do Irão? Ou das suas capacidades nucleares? Ou mais assustado com a possível agressão de Israel ao Irão?
Mas, por favor, nada de ataques a 10 de Dezembro. Essa é a data em que Barack Obama aparecerá em Oslo para levar ao bolso o seu Prémio Nobel, por feitos que ainda não alcançou e por sonhos que irão tornar-se pesadelos”.

Odiario
Odiario

O mesmo idioma

Robert Fisk*    03.Oct.09    Outros autores

Robert Fisk

Falarão Barack Obama e Ossama Bin Laden a mesmo linguagem?
É que “nos EUA, persiste uma suspeita crescente de que Obama teria sido arrastado até ao descalabro da guerra afegã, por Robert Gates – secretário de Estado de Defesa de Bush e que foi, entretanto, reconduzido no cargo – e pelo sempre elogiado na imprensa, General David Petraeus, cujos pedidos para aumentos de efectivos, não parecem ter tido o mesmo êxito do que o mesmo tipo de reivindicações feitas para o Iraque”.

Odiario