Autor: “Rossana Rossanda”

Odiario

Itália: Um ano depois, Monti e regresso à casa de partida

Rossana Rossanda    31.Dic.12    Outros autores

O governo “técnico” de Monti, em Itália, prepara-se ao que parece para sair de cena e dar lugar a eleições. Mas o cenário do seu regresso após as eleições é muito verosímil. Tomou posse para pôr em ordem as contas públicas. Passado um ano, as contas públicas estão pior. Mas estão também pior os salários e os direitos dos trabalhadores e os rendimentos dos pensionistas, os direitos sociais. Em Itália ou em Portugal, executado por “técnicos” ou por “políticos”, é o mesmo ajuste de contas com as conquistas dos trabalhadores e dos povos que está em causa.

Odiario
Odiario

O Regresso do primado

Rossana Rossanda*    26.Ene.08    Outros autores


A recente renúncia do Joseph Ratzinguer a usar da palavra na abertura do ano lectivo da universidade romana La Sapienza tem sido motivo de larga controvérsia que, como é frequente em tanta coisa que se refere ao Vaticano, nem sempre é para esclarecer, antes para confundir as questões. Sobre o assunto publicamos textos de Rossana Rossanda e Marina Minicuci.

Odiario
Odiario

Manipulações

Rossana Rossanda*    05.Sep.07    Outros autores

Rossana Rossanda
“O governo e firmas de prestígio dizem que é necessário uma reforma urgente do sistema de Segurança Social que actualmente é deficitário. É falso. A relação entre recebimentos e gastos com as pensões dos trabalhadores – quantos descontos fez e quanto receberá uma vez reformado – apresenta um balanço positivo todos os anos, compensando as categorias mais privilegiadas com os fundos do trabalho dependente público e privado”. Como se pode ver, também o governo de José Sócrates respeita a norma em vigor nos detentores do Poder na UE: “manda quem pode, obedece quem deve”…

Odiario