Autor: “Samuel Pinheiro Guimarães”

Odiario

Reforma política e corrupção

A concentração do rendimento e da riqueza em mãos de uma ínfima minoria da população brasileira tem importantes efeitos sobre o sistema democrático e sobre os episódios de corrupção. Os indivíduos detentores de riqueza e renda têm interesse em preservar os mecanismos de concentração e interesse em que não surjam instrumentos legais (leis ou programas) que desconcentrem riqueza e renda.

Odiario
Odiario

A União Europeia e o fim do MERCOSul

O autor afirma que “o eventual acordo União Europeia/Mercosul será o início do fim do MERCOSUL e o fim da possibilidade de desenvolvimento autónomo e soberano brasileiro e do objetivo estratégico brasileiro de construir um bloco económico e político na América do Sul, próspero, democrático e soberano”. Reservando-se, naturalmente, a legítima dúvida de que os processos de integração capitalista possam incluir tais objectivos.

Odiario
Odiario

Estados Unidos, Venezuela e Paraguai — 26 notas para compreender a batalha actual

Historicamente, um dos objetivos estratégicos centrais dos Estados Unidos é incorporar todos os países da América do Sul na sua economia. Esta incorporação económica, longamente formulada (já em 1889 os EUA pretendiam impor o dólar a todos os países da região) leva necessariamente a um alinhamento político com os EUA dos países mais fracos, nas negociações e nas crises internacionais.

Odiario