Autor: “Silvia Ribeiro”

Odiario

As multinacionais farmacêuticas garantem a escassez de vacinas

Silvia Ribeiro    23.Mar.21    Outros autores

Acumulam-se os dados sobre o férreo controlo que as grandes multinacionais farmacêuticas exercem sobre o fornecimento das vacinas Covid-19 cujas patentes possuem. Criaram-nas na base de investigação e fundos públicos, mas garantem os astronómicos lucros privados do negócio do século. Os governos ao seu serviço (incluindo o de Portugal), bloqueiam iniciativas no sentido da suspensão da limitação de acesso às patentes. O preço dessa vassalagem é não apenas o de mais muitas centenas de milhares de mortes, mas também o da cada vez mais incerta possibilidade de contenção efectiva da pandemia.

Odiario
Odiario

Coronavírus, agronegócio e estado de excepção

Silvia Ribeiro*    05.Mar.20    Outros autores

Uma pertinente reflexão a propósito do coronavírus, das suas mais do que prováveis origens e do aproveitamento pelos governos do risco de contágio para avançarem na normalização do “estado de excepção”.

Odiario
Odiario

Autênticos amigos das transnacionais

Silvia Ribeiro    10.Sep.15    Outros autores

Desde 2012 que se desenvolve, em segredo, a negociação de um Acordo de Comércio em Serviços (TISA na sigla em inglês). Através dele os EUA (melhor dizendo, as suas grandes empresas financeiras e os seus gigantes do comércio de bens e serviços) pretendem impor ao mundo as regras mais bárbaras do lucro capitalista a qualquer preço. É urgente o alerta, a denúncia e o combate contra esta devastadora ofensiva.

Odiario