Autor: “la Jornada (Editorial)*”

Odiario

Afeganistão:
Fim da Ocupação, Já

“Tal como no Iraque, os verdadeiros beneficiários da invasão e da devastação do Afeganistão não foram os habitantes da nação agredida, mas os poderosos interesses corporativos da indústria militar estadunidense e europeia, que aproveitam a guerra a destruição e o sofrimento humano para gerar vultuosos lucros. Sobre isso, são significativos os contratos recentemente assinados entre a presidência de Barack Obama e a empresa Blackwater, por uma cifra calculada em 220 milhões de dólares para se encarregar da segurança no Afeganistão.”

Odiario
Odiario

Pemex: Riscos e enganos

O petróleo do México como recurso natural do povo mexicano sofre os primeiros ataques do governo de Calderón.

Odiario
Odiario

Exemplo democrático

O caminho de uma revolução não é plano e linear, mas implica sempre a unidade das forças que a apoiam, e o seu reforço nos reveses, mesmo que momentâneos.

Odiario
Odiario

Anápolis: uma negociação infrutífera

A conferência de paz para o Médio Oriente realizada em Annápolis, nos EUA com a participação de Bush, Olmert e Abbas, pode servir de propaganda para recuperar algum do prestígio perdido por qualquer um destes políticos, mas nada adianta para a resolução do problema.

Odiario
Odiario

O Explosivo Curdistão

As consequências para os EUA do atoleiro em que se afundam por causa da invasão do Iraque estão longe de se esgotar neste país.
Provocado pela invasão do Iraque, o incremento do problema curdo - outra nação a quem é recusado o direito a um Estado - é mais um beco sem saída provocado por George Bush.

Odiario