:: Colaboradores

Odiario

«No caminho» de um novo Maio de 68?

Rémy Herrera    18.Abr.18

Existe em França um mal-estar profundo que começa a manifestar-se na intensificação das lutas e acções de massas. A sua origem não está apenas nas políticas que o grande patronato dita a Macron, como antes ditava aos seus antecessores. Vem de mais longe e vem de muitos lugares da sociedade. Trabalhadores e desempregados, ferroviários e sem-abrigo, reformados, pacifistas, ecologistas, antifascistas, estudantes. Um fundo rumor de cólera que recorda 1968.

Odiario
Odiario

Homenagem na Sorbonne a Jean Salem

Os Editores    17.Abr.18

Rémy Herrera fez-nos chegar textos lidos na homenagem a Jean Salem realizada na Sorbonne. São belos e sentidos depoimentos, vindos de todos os continentes, que destacam a dimensão do grande amigo e camarada agora irremediavelmente ausente.

Odiario
Odiario

Europa abre-se à livre circulação da máquina de guerra

José Goulão    09.Abr.18

José GoulãoOs governos da União Europeia membros da NATO têm em seu poder um «Plano de Acção para a Mobilidade Militar», apresentado em 28 de Março pela Comissão Europeia. No âmbito estritamente executivo, o seu objectivo é «suprimir as actuais barreiras à mobilidade militar» no espaço europeu sob domínio da NATO, «modificando as estruturas não adaptadas aos pesos e dimensões das máquinas militares, nomeadamente em pontes e vias férreas que apresentem uma capacidade de carga insuficiente». A NATO e os EUA avançam com a configuração de um cenário de guerra de grande envergadura. Os povos da Europa que aguentem as consequências.

Odiario
Odiario

E o génio escapou-se da garrafa…
Uma imagem da Revolução Bolivariana da Venezuela em Março de 2018

Ángeles Maestro*    02.Abr.18

«Há uma guerra aberta contra o povo venezuelano e diz-nos directamente respeito. O silêncio ou a passividade são cúmplices necessários do crime.» A solidariedade com o povo venezuelano, objecto de uma agressão e de uma campanha de manipulação mediática em enorme escala não é apenas um dever internacionalista. É parte da luta anti-imperialista hoje vital para o futuro da humanidade.

Odiario
Odiario

Uma batalha decisiva para a África Austral*

Carlos Lopes Pereira    01.Abr.18

Celebrou-se a 23 de Março o 30.º aniversário da batalha de Cuito Cuanavale. Com a vitória das forças anti-imperialistas na maior batalha convencional em África desde o final da II Guerra Mundial mudou o curso da história na África Austral. A vitória de Cuito Cuanavale foi um momento de viragem – abriu as portas à paz em Angola, conduziu à independência da Namíbia, perspectivou o desmantelamento do regime do apartheid na África do Sul.

Odiario
Odiario

O lado oculto das matanças de Ghuta

José Goulão    15.Mar.18

José GoulãoTudo o que possa contrapor-se à desinformação e à propaganda de guerra incessantemente lançada sobre a Síria é necessário e útil. Mais ainda quando se trata de um texto solidamente fundamentado, que desmonta as falsificações que os grandes media difundem sem qualquer escrúpulo.

Odiario
Odiario
Intervenção na abertura do Fórum Social Mundial

«Para sairmos desta caminhada vertiginosa para o abismo, é necessário evitar que o mercado substitua a política»

António Avelãs Nunes    12.Feb.18

Avelãs Nunes“Neste tempo de crise estrutural do capitalismo os trabalhadores do Brasil, da América Latina, da Europa, dos EUA e de todos os continentes hão-de compreender a urgência de transformar o mundo, começando por mudar as políticas levadas a cabo nas últimas três ou quatro décadas pelo estado capitalista.”

Odiario