:: Colaboradores

Odiario

Como o FBI e a CIA vigiaram Mandela*

Carlos Lopes Pereira    09.Ago.18

Documentos finalmente – e dificilmente – tornados públicos mostram que o FBI «investigou agressivamente o movimento anti-apartheid sul-africano» como uma conspiração comunista «ameaçando a segurança norte-americana». A CIA deu informações ao regime do apartheid que ajudaram à prisão de Mandela e, juntamente com o FBI, continuou a vigiá-lo mesmo depois da sua libertação.

Odiario
Odiario

Segurança e repressão para o ajustamento com el FMI

Julio C. Gambina    07.Ago.18

O governo de Macri fez regressar o FMI à Argentina, confirmando com esse aval a sua política de retrocesso social e de empobrecimento das camadas populares. Política que não pode instalar-se sem um acréscimo da repressão. O descontentamento popular vem mobilizando impressionantes manifestações de massas. Não têm ainda a força e a unidade de objectivos capaz de derrotar a ofensiva. Mas são a condição necessária para que tal seja conseguido.

Odiario
Odiario

Especulação imobiliária*

Filipe Diniz    04.Ago.18

A grande especulação imobiliária é anterior à fase monopolista do capitalismo (basta recordar a Paris de Haussmann). Mas é com o poder dos monopólios que floresce. Embora Nova Iorque e Lisboa sejam realidades urbanas muito diferentes, as dinâmicas que a grande burguesia norte-americana pôs em movimento na grande metrópole têm traços comuns – e ajudam a compreender – o processo especulativo que assola Lisboa.

Odiario
Odiario

Da repressão ao escândalo de Estado

Rémy Herrera    02.Ago.18

Em França a presidência da República é constitucionalmente blindada contra escândalos. Macron julga-se completamente impune. Entretanto, o caso do seu guarda-costas Benalla acabou por o expor ao escrutínio mediático e parlamentar e fragilizou-o. Com o regresso das férias regressarão as lutas, e Macron estará mais fraco.

Odiario
Odiario

Forças especiais dos EUA em África*

Carlos Lopes Pereira    01.Ago.18

A presença militar dos EUA em África, com bases operacionais de grande dimensão e efectivos de forças de elite, não visa simplesmente o “treino e enquadramento” de forças militares locais. É, cada vez mais, de intervenção directa em acções de combate, como tropa de ocupação que é.

Odiario
Odiario

E se a luta social estivesse apenas a começar?

Rémy Herrera    19.Jul.18

Em França, o governo Macron suspirava pela chegada das férias, na esperança de que essa pausa fizesse cessar as grandes lutas com que se tem deparado. E prepara nova e ainda mais grave ofensiva: a destruição do sistema público de segurança social. Deve recordar-se que, em momentos anteriores, esse objectivo conduziu às maiores mobilizações de massas desde Maio de 1968. O regresso ao trabalho pode trazer a Macron ainda maior luta dos trabalhadores e popular.

Odiario
Odiario

Imigração: Guerras Ocidentais e Exploração Imperial desenraízam milhões

James Petras    07.Jul.18

O “mundo Ocidental” tem na imigração um tema com várias vertentes. Mas nenhuma delas vai ao essencial do problema: as causas dessa imensa deslocação de massas humanas. Porque as causas de fundo são as guerras e a exploração desenfreada por parte das mesmas potências que agora lamentam a chegada de milhões oriundos de países que condenaram à pobreza e destruíram.

Odiario