:: Colaboradores

Odiario

E agora, os jovens liceais…

Rémy Herrera    08.Dic.18

O movimento de contestação e de revolta em França não cessa de se ampliar. E um dos factores de mobilização é a própria violência policial. Jovens das universidades e dos liceus são alvo de brutalidades, a somar às «reformas» que têm vindo a ser empreendidas, gerando novos obstáculos sociais e económicos ao acesso à educação.

Odiario
Odiario
Evoluções (e limites) de uma reflexão comum

A colonização vista por Marx e Engels

Remy Herrera*    04.Dic.18

Este texto é efectivamente mais longo do que os textos que habitualmente publicamos. Mas trata-se de um notável ensaio sobre um aspecto particular da investigação e do pensamento de Marx e Engels, e é igualmente uma forma de prosseguir, em odiario.info, a celebração do bicentenário do nascimento de Karl Marx.

Odiario
Odiario

A mobilização dos « Coletes Amarelos», nova etapa das lutas em França

Rémy Herrera    26.Nov.18

O movimento dos «coletes amarelos» em França vai na segunda jornada de mobilização nacional, e convocou já outra para o próximo sábado. Os grandes media fazem o seu papel. Procuram caracterizá-lo por actos de violência, ocultando que na sua maioria surgem por iniciativa da repressão policial. E sobretudo ocultam que se trata de uma enorme expressão de descontentamento popular, reivindicando directamente a demissão de Macron.

Odiario
Odiario

Imperialismo Cultural: Perversão Linguística e Ocultação da Expansão Imperial

James Petras    21.Nov.18

No momento actual, de ofensiva imperialista em todas as frentes, a luta ideológica assume enorme importância. Um dos seus aspectos reside no facto de a classe dominante vir impondo conceitos cujo objectivo é desorientar a opinião pública, como sucede com o agora trivializado “populismo”. E a questão é tanto mais grave quanto se verifica que forças progressistas embarcam nesta confusão.

Odiario
Odiario

A aliança de Trump com esquartejadores, esquadrões da morte e assassinos de crianças: Arábia Saudita, Brasil e Israel

James Petras    26.Oct.18

O título deste artigo diz tudo: os “aliados naturais” de Trump são indivíduos e regimes que representam o que existe de mais criminoso e sórdido na face da Terra. Mas até esses podem não ser aliados fiéis. O decadente império EUA ainda consegue aliados militares para as suas guerras genocidas e para o seu dementado belicismo. Mas começam a surgir de forma cada vez mais expressiva interesses económicos concretos em oposição à política de sanções e de guerra.

Odiario
Odiario

Errejón/Carrillo, pedir perdão nº 2

Ángeles Maestro    17.Oct.18

Em Espanha, a trajectória de Podemos é cada vez mais semelhante à do Syriza grego. A diferença é que um revelou a sua verdadeira face no exercício do poder e o outro apenas vem trabalhando para que a classe dominante o aceite. Iñigo Errejón, um destacado dirigente de Podemos, veio pedir desculpa por radicalismos passados. Afinal, não criticam o regime saído da “Transição” de 77/78. Apenas querem “actualizá-lo.”

Odiario
Odiario

As mentiras do Financial Times

James Petras    16.Oct.18

É cada vez mais claro o papel e a participação dos grandes media nas ofensivas do imperialismo. Associam à anterior função de veículos e sistematizadores no plano ideológico um novo papel de propaganda e de distorção informativa. O caso do Financial Times é mais complexo: trata-se também de ocultar as desastrosas consequências económicas e financeiras de tais ofensivas, aspecto tanto mais significativo quanto elas têm igualmente repercussão nos países agressores.

Odiario