:: Colaboradores

Odiario

Tiananmen 20 anos depois

Domenico Losurdo    10.Jun.19

Domenico LosurdoUma vez que a cada década os media dominantes repetem as mesmas falsidades sobre os acontecimentos da Praça Tiananmen, faz também sentido republicar este texto de 2009 de Domenico Losurdo. Recorrendo apenas a fontes ocidentais, revela com clareza quer a realidade dos acontecimentos quer os interesses exteriores por detrás do seu desencadeamento.

Odiario
Odiario

Sobre os resultados das eleições europeias

Rémy Herrera    03.Jun.19

Ainda está por fazer a análise em profundidade das eleições europeias. Dos seus resultados em cada país e da sua repercussão no conjunto da UE e fora dela. A França foi um dos países em que a extrema-direita ganhou. E é urgente identificar as razões que levam um partido de extrema-direita consolidar e alargar o seu apoio entre as camadas populares.

Odiario
Odiario

O poder procura consenso eleitoral para aplicar o “ajustamento”

Julio C. Gambina    13.May.19

Aproximam-se eleições na Argentina, num quadro em que a actual solução política construída em torno da presidência de Macri perde apoio e em que a luta sindical e social cresce. Daí que a classe dominante procure uma reformulação: algo que mude para que tudo permaneça igual. E já surgiram pressões no sentido de que Macri não se candidate.

Odiario
Odiario

Claros-escuros, sfumato e golpes de matraca macronianos para o 1º de Maio

Rémy Herrera    08.May.19

As manifestações do 1º de Maio em França, e em particular a de Paris, tiveram uma muito grande expressão de massas. Em Paris foram objecto de uma repressão policial sem precedentes. A classe dominante francesa teme os coletes amarelos, mas teme ainda mais a sua convergência com o movimento sindical.

Odiario
Odiario

Levantamento popular e ingerência no Sudão*

Carlos Lopes Pereira    06.May.19

O levantamento popular no Sudão forçou este mês o afastamento e a prisão do presidente Omar al-Bashir. Mas tratou-se de um golpe palaciano levado a cabo por oficiais comprometidos com o regime, que procuraram através de um Conselho Militar de Transição (CMT) preservar com outros rostos o poder ditatorial. A situação é tensa, com a recusa do CMT em entregar ou sequer partilhar o poder com os civis e com as massas populares a exigir o avanço de transformações democráticas. E é tanto mais grave quanto se sabe que os Estados Unidos e os seus aliados na região estão a apoiar os generais da junta militar, com as já habituais manobras de pressão e ingerência.

Odiario
Odiario

Muito barulho para pouca coisa…

Rémy Herrera    01.May.19

Macron anunciou finalmente as suas medidas para dar resposta à contestação social (dos “gilets jaunes”, do movimento sindical, de diferentes sectores sociais). Os media obedientes procuraram promover a expectativa. Mas o resultado é um enorme vazio. E, se tinham a intenção de acalmar a contestação social, o resultado é capaz de ser o inverso.

Odiario
Odiario

Após o tempo das catedrais, o tempo da indecência, da hipocrisia e da incompetência

Rémy Herrera    25.Abr.19

Já abordámos aqui a questão (22.04). O espectáculo das doações do grande capital para o restauro de Notre-Dame assume traços verdadeiramente obscenos. Oferecendo uma parcela insignificante dos seus lucros e das suas fortunas pessoais, compram um lugar na primeira fila do branqueamento de fortunas construídas sobre exploração desenfreada e chorudas ajudas fiscais. E o demagogo Macron procura recuperar popularidade à conta desse leilão.

Odiario