:: Outros autores

Odiario

Os bastidores da «Aposta Alta» de Juan Guaidó para a Venezuela

Tyler Durden    16.Feb.19

O que este artigo revela não é novidade. Mas tem o interesse de a fonte da informação utilizada ser nada menos que o Wall Street Journal que, também ele, aponta aquilo que toda a gente (incluindo o governo do PS em Portugal) sabe: que quem comanda a tentativa de golpe de Estado em curso na Venezuela são os EUA e os seus lacaios latino-americanos e europeus.

Odiario
Odiario

Democratas oferecem o muro a Trump*

António Santos    15.Feb.19

Nunca é demais recordar que nos EUA o sistema é de partido único. Só que com duas faces, para disfarçar. Os “republicanos” alternam com os “democratas” e vice-versa, sem que surja qualquer diferença no que é essencial para o capital monopolista. Agora é o imoral e criminoso muro na fronteira com o México, que avança depois de um indecoroso regateio do preço. Ambos estão de acordo quanto à sua construção.

Odiario
Odiario

Noam Chomsky explica o que escondem as “ajudas humanitárias”

Noam ChomskyA “ajuda humanitária” dos EUA e seus aliados, em regra acompanhada do “direito de ingerência humanitária,” salda-se por centenas de milhares de vítimas, países destruídos, milhões de desalojados. Chomsky recorda aqui os antecedentes na Jugoslávia e na Líbia. Agora é a Venezuela que está na mira de tal “ajuda”.

Odiario
Odiario

As nove razões dos EUA para declararem guerra à Venezuela

Nazanín Armanian    11.Feb.19

Para o imperialismo EUA o que está em causa na Venezuela é bastante mais do que a recolonização do «pátio das traseiras» e o saque (já realizado em relação a muitas toneladas de ouro) das riquezas do país. Tal como no Médio Oriente, é o confronto com Rússia e China e com qualquer país que não se sujeite ao seu domínio. E é também represália pelo dispendioso insucesso na Síria, Iraque, Afeganistão.

Odiario
Odiario

A brilhante estratégia de Trump para desmembrar a hegemonia do dólar americano

Michael Hudson    09.Feb.19

A ofensiva global dos EUA constitui uma enorme ameaça. Mas está também a produzir fracturas internas no sistema do capitalismo global, deslocações e rearrumações de forças. A quebra do poderio económico dos EUA não pode ser indefinidamente compensada pelo seu colossal poderio militar.

Odiario
Odiario

Washington, a razão da força

Manlio Dinucci    08.Feb.19

A ofensiva golpista na Venezuela é apenas um dos tabuleiros em que os EUA, os seus aliados e a NATO estão empenhados. O que é previsível é «uma sucessão cada vez mais rápida de actos de força por meio dos quais os Estados Unidos e outras potências ocidentais tentam manter a predominância unipolar num mundo que está em vias de se tornar multipolar.»

Odiario
Odiario

Chove em Caracas*

Agostinho Lopes    07.Feb.19

É necessário prosseguir incansavelmente a denúncia: o que está em curso na Venezuela é um golpe de Estado, inteiramente idêntico a tantos outros que os EUA têm levado a cabo. Se tivesse sucesso o resultado seria, como no Chile, uma ditadura fascista, o massacre de quem resistisse, a destruição dos direitos do povo, a completa submissão do país. O governo do PS e as forças políticas – do CDS ao BE - que apoiam o seu alinhamento com o golpe assumem também a responsabilidade por essa tragédia em perspectiva.

Odiario