:: Outros autores

Odiario

O clima e o rasto do dinheiro

F. William Engdahl    18.Oct.19

O actual movimento em torno das questões climáticas pode ser observado de muitos ângulos. Mas um que não pode ser ignorado é o que regista o facto de, por detrás das suas expressões mais mediáticas, estarem gigantes da finança capitalista global e entidades cujo currículo é não a defesa do planeta mas uma acção danosa global sobre o ambiente e as sociedades humanas.

Odiario
Odiario

O ruído mediático sobre os “prejuízos” do SNS e a realidade

Eugénio Rosa    17.Oct.19

As televisões e jornais noticiaram com grande aparato e em grandes “caixas” que o SNS tinha apresentado em 2018 prejuízos no montante de 848,2 milhões €. Faltou mencionar como foram gerados tais prejuízos: os gastos do SNS aumentaram 5,4% e as transferências do OE para o SNS diminuíram 0,6%. Menos dinheiro para a Saúde, porque o «défice zero» de Centeno está sempre presente. E, por diferentes vias, prossegue a privatização do SNS.

Odiario
Odiario

Critérios*

Gustavo Carneiro    15.Oct.19

Um dos balanços que é indispensável fazer do recente período eleitoral e pré-eleitoral tem a ver com a forma como a comunicação social dominante favoreceu e promoveu candidaturas, combateu outras e, em vários casos, fez de conta que outras nem existiam. Como é o caso do PEV, há muito um ódio de estimação.

Odiario
Odiario

Acordai!

Jorge Cadima    12.Oct.19

A vergonhosa resolução aprovada pela maioria do Parlamento Europeu sobre a II Guerra Mundial (19.9.19), não é apenas grave pela tentativa de reescrever e falsificar a História. É grave por aquilo que representa para a actualidade e o futuro. Pelo anticomunismo se ataca a democracia e se abre a porta ao fascismo

Odiario
Odiario

A UE mata-nos a foice! E o martelo! Só nos resta a clandestinidade

Jacques-Marie Bourget    09.Oct.19

Um texto indignado e irónico acerca da iníqua resolução anticomunista recentemente aprovada no Parlamento Europeu. Haverá ainda muito mais a dizer sobre esta matéria e sobre as enormes ameaças que comporta. Desde já, registar que a grande maioria dos deputados portugueses no PE votou a favor. E dois outros votos merecem um sublinhado: um, a abstenção de Manuel Pizarro do PS, num grupo que votou em peso a favor; outro a abstenção de José Gusmão do BE, num grupo que votou em peso contra.

Odiario
Odiario

Manuel Loff: «O fascismo não morreu»

AbrilAbril    07.Oct.19

Importante entrevista do historiador Manuel Loff sobre um tema que domina de forma notável: o fascismo. Uma passagem em revista de temas de actualidade, desde o que diz respeito àquilo que, nos movimentos fascistas actuais, representa continuidade com os movimentos dos anos 20 e 30 do século passado e o que se formula de forma diferente - seja por razões internas, seja pelas significativas diferenças na situação do capitalismo então e agora -, até à questão do “Museu Salazar”.

Odiario
Odiario

Agronegócio domina regiões desmatadas e queimadas na Amazónia

AbrilAbril    03.Oct.19

Os fogos na Amazónia não são, como afirmou Bolsonaro, nem invenção nem ateados pelas ONG. Segundo o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazónia, o fogo é usado para limpar áreas previamente desflorestadas. Ali, impõe-se o modelo predatório do agronegócio e aumentam os ditos «conflitos no campo», ou seja a violência contra camponeses e indígenas. Um exemplo flagrante de como a defesa do ambiente é inseparável da luta anticapitalista e pela transformação social.

Odiario