Autor: “Miguel”

Odiario

A inoperância do Ministério da Agricultura

Miguel Viegas    02.Ago.23    Outros autores

Portugal, tendo recebido tantos milhares de milhões de euros da PAC, tornou-se completamente dependente de outros para garantir necessidades básicas da sua população. Sucessivos governos limitaram-se a aplicar de forma acrÍ­tica as orientações da PolÍ­tica AgrÍ­cola Comum (PAC), desbravando terreno para as grandes multinacionais do agronegócio. Acresce que o actual nem sequer foi capaz de aplicar a totalidade dos fundos agrÍ­colas. Quando estamos Í  beira de completar 10 anos sobre o inÍ­cio da vigência do PDR2020, permanecem por gastar cerca de mil milhões de euros, apesar de as necessidades serem gritantes em tantas regiões do nosso paÍ­s.

Odiario
Odiario

O governo da colónia faz parte do império

Miguel Tiago    06.Jul.23    Outros autores

Lagarde não apenas veio, durante a sua visita, insultar o povo português, como veio anunciar novos aumentos das taxas de juro para Julho, castigando os mesmos de sempre por problemas que em nada contribuÍ­ram para criar. Mas teve da parte de várias forças e entidades polÍ­ticas (que vão do BE ao PR) curiosas reacções: uns acham que está bem, mas tem que ser melhor comunicado. Outros atiraram-se a ela, desresponsabilizando assim os seus vassalos nacionais.

Odiario
Odiario

A avaliação do RJIES

Miguel Viegas    12.Ene.23    Outros autores

O Regime JurÍ­dico das Instituições de Ensino Superior, conhecido pelo seu acrónimo RJIES, entrou em vigor em 2007. Constitui um autêntico manual prático de privatização e mercantilização. De precarização das relações de trabalho. Diminuiu a participação democrática da comunidade académica na gestão das instituições. Abriu as portas aos grandes interesses económicos, cuja presença nos conselhos gerais passou a ser obrigatória. Deu o tiro de partida para a privatização da ciência e do Ensino Superior. Aprovado pela maioria PS de Sócrates, é no quadro da maioria PS de Costa que irá ser avaliado na Assembleia da República. Parecem inexistentes quaisquer perspectivas de alguma correcção.

Odiario
Odiario

O Parlamento Europeu, o Catar e o campeonato mundial da corrupção

Miguel Viegas    22.Dic.22    Outros autores

«Quem conhece minimamente Bruxelas e as Instituições Europeias, está bem familiarizado com este corrupio constante dos lóbis representantes dos grandes interesses nos corredores das instituições ou fora delas. No Parlamento Europeu, são diários os contactos entre estes representantes do grande capital e os deputados e seus assistentes. Estes encontros decorrem muitas vezes no célebre café «Mickey Mouse», dentro do Parlamento Europeu, onde pacotes de emendas legislativas são comercializadas Í  vista de todos.»

Odiario
Odiario

Ruben de Carvalho: “Tiveram a fineza de me apresentar todas as prisões do fascismo”

Com o falecimento de Ruben de Carvalho desaparece uma singular figura de intelectual militante, de homem de excepcional cultura dedicado Í  causa da emancipação humana, um comunista. Reproduzimos uma entrevista de 2016 que traduz de forma muito impressiva a sua trajectória pessoal e polÍ­tica, a sua lúcida visão do mundo, a sua personalidade irrepetÍ­vel.

Odiario
Odiario

Novo Banco, Velhas Histórias

Miguel Tiago    23.Oct.18    Outros autores

Em relação ao Novo Banco, o Governo PS decidiu cumprir um compromisso do anterior governo, apesar de não estarem minimamente cumpridos os pressupostos em que esse compromisso fora forjado: da conta zero ou positiva passou-se para uma conta de 9 mil milhões negativos. No OE2019 estão contemplados mais 850 milhões para capitalizações do NB. Prossegue assim um crime a três mãos: PS, PSD, CDS.

Odiario
Odiario

Pancada e jogos de futebol

Miguel Szymanski    24.May.18    Outros autores

“Num dia em que morreram mais de meia centena de civis na Faixa de Gaza, Israel celebrava os seus 70 anos de existência, os EUA incendiavam o Médio Oriente com a inauguração da sua embaixada em Jerusalém, o Irão estabelecia um prazo de 60 dias para preservar o acordo nuclear, a Catalunha (com metade dos dirigentes independentistas na prisão) elegia finalmente um novo presidente, as notÍ­cias em Portugal abriam com a notÍ­cia de um presidente de clube de futebol aborrecido com a vida”. Não é certamente por acaso que tal sucede.

Odiario