:: Editores

Odiario

Margarida Tengarrinha 1928 - 2023

Filipe Diniz    02.Nov.23


ODiario.info presta homenagem Margarida Tengarrinha com estas palavras de despedida, proferidas ontem no seu funeral pelo nosso editor Filipe Diniz

Odiario
Odiario

O Dia Internacional da Paz

Rui Namorado Rosa    28.Ago.23

Esta intervenção foi feita há 14 anos. Mas será hoje porventura ainda mais significativa e relevante do que na altura em que foi feita. Os movimentos internacionais em defesa da Paz já contam um século de corajosa intervenção. E as razões da sua existência e da sua acção não fazem mais do que acumular-se. Os conflitos armados – em que se destaca o crescente empenho e agressividade belicista do bloco EUA-NATO-UE – atingem uma escala comparável Í  dos que antecederam a última guerra mundial. A causa da Paz não é apenas a de um mundo sem guerra. É a de uma humanidade com futuro.

Odiario
Odiario

Bento de Jesus Caraça, Um Homem Para Todos os Tempos

Rui Namorado Rosa    13.Abr.21

Aproxima-se o dia do 120º aniversário do nascimento de Bento de Jesus Caraça. Mas não será nunca necessária uma data redonda para evocar esta extraordinária figura de intelectual, de cientista, de combatente pela democracia e a liberdade nas duras condições do Portugal fascista. Caraça permanece um alto exemplo do intelectual que vê na emancipação dos trabalhadores e do povo simultaneamente condição e consequência do desenvolvimento da ciência, da cultura e da arte.

Odiario
Odiario
Nota dos Editores

Apoio Í  candidatura de João Ferreira

Os Editores    15.Ene.21

Odiario
Odiario
NOTA DOS EDITORES

Domenico Losurdo

Os Editores    30.Jun.18

Odiario
Odiario

A recuperação do Imperio e a desaparição dos trabalhadores

James Petras    30.May.18

Um dos aspectos da decadência dos EUA é o da sua classe dominante fazer sobreviver e consolidar o seu poder sobre uma crescente desigualdade interna e uma profunda degradação das condições de vida dos trabalhadores e do povo do seu próprio paÍ­s. Derrubado o mito da “american way of life”, a violência militar e a exploração que exporta têm uma frágil rectaguarda.

Odiario