Autor: “ Jorge Cadima”

Odiario

Mão invisível*

Jorge Cadima    23.May.20    Outros autores

Nos EUA, expoente máximo do capitalismo, a perversidade desse modo de produção é tal que, em plena pandemia, «uma das surpreendentes vítimas empresariais da crise do coronavírus podem vir a ser algumas das empresas que fornecem mão de obra para os hospitais».

Odiario
Odiario

Covid-19: dois países nos EUA

Jorge Cadima    16.May.20    Outros autores

Tal como no rescaldo do furacão Katrina em 2005, a epidemia Covid-19 põe a nu, de forma brutal, a realidade social da superpotência imperialista e o total desprezo das classes dominantes para com os trabalhadores e o povo dos EUA. Nem a comunicação social de regime consegue esconder essa realidade dramática.

Odiario
Odiario

Lições*

Jorge Cadima    22.Abr.20    Outros autores

Como haverá algum tempo disponível durante o confinamento, é importante ir acompanhando a informação que vem de muito lado, e ir retirando lições. Sobre os pés de barro das grandes potências capitalistas, a vulnerabilidade das suas economias, a extrema desigualdade das suas sociedades e a desumanidade dos interesses que as comandam. Sobre o facto de não se poder contar com a sua “solidariedade” para nada. Muito pelo contrário.

Odiario
Odiario

Outro vírus*

Jorge Cadima    13.Mar.20    Outros autores

Muito maior do que qualquer pandemia, por grave que esta seja, é a ameaça belicista de um imperialismo senil comandado pelos EUA e a NATO. Os seus porta-vozes proclamam cada vez mais abertamente a disposição, já não apenas para as guerras locas ou regionais que fomentam em todo o lado, mas para um confronto nuclear global. O imperialismo EUA é hoje uma ameaça global contra a vida humana e o planeta. E o governo PS é um seu fiel serventuário.

Odiario
Odiario

Trapaça do Século*

Jorge Cadima    07.Feb.20    Outros autores

Trump e Netanyahu apresentaram um “plano” que rasga de uma assentada sete décadas de resoluções da ONU sobre a questão palestiniana e até os acordos, como Oslo, promovidos sob a égide dos EUA. É certo que uma coisa são tais resoluções, outra a vontade internacional – e da ONU – em fazê-las cumprir. O direito do povo palestiniano a um território e um país é uma causa humana central, e exige a multiplicação das acções de solidariedade em toda a parte. E perante este criminoso e cínico “plano” será mais difícil fingir ignorar o que está em causa.

Odiario
Odiario

OPCW*

Jorge Cadima    06.Ene.20    Outros autores

Os EUA/NATO/EU não suportam que seja quem for – organização internacional ou personalidade individual – ponha em causa as falsidades com que pretendem justificar sucessivas agressões militares. Cientistas da OPAQ (OPCW) que questionaram essa manipulação foram ameaçados. Jornalistas saíram dos órgãos em que trabalhavam. E Julian Assange está a ser lentamente assassinado na cela da prisão.

Odiario
Odiario

Sem máscara*

Jorge Cadima    02.Dic.19    Outros autores

Os EUA e outras potências imperialistas apadrinham descaradamente o fascismo, a violência e o golpismo. Para os EUA não existe qualquer direito internacional nem qualquer tratado assinado que tenha de cumprir, da Palestina ao controlo de armas, do comércio ao clima e ao Irão. A regra que cumpre é a do gangsterismo. A UE, com o governo do PS em Portugal seguindo fielmente o guião, presta vassalagem a esta criminosa conduta.

Odiario