Autor: “Marcos Domich*”

Odiario

Inteligência e vontade para avançar

Marcos Domich*    11.Feb.11    Colaboradores

Marcos DomichSão muitas as dificuldades que principalmente o experiente imperialismo e também a derrotada direita e conservadorismo colombianos colocam ao processo de mudanças em curso na BolÍ­via. E a resposta nem sempre é a mais adequada, por falta de uma direcção polÍ­tica unificada do processo de mudanças em curso.

“Só uma direcção polÍ­tico-partidária, um centro com métodos partidários, isto é uma vanguarda polÍ­tica - não falamos de unicidade partidária, mas de uma conjunção baseada num programa - é capaz de redireccionar o processo e torná-lo na revolução que construa uma nova ordem social. Nisto não nos move nenhum exclusivismo vanguardista e negador do enorme potencial revolucionário das organizações sociais orientadas com métodos, disciplina e concepção cientÍ­fica.”

Odiario
Odiario

Actualidade do papel histórico da classe trabalhadora

Marcos Domich*    17.May.10    Outros autores

Marcos DomichÂ… Inventou-se a livre contratação que significou a destruição dos seus instrumentos de luta, particularmente dos sindicatos e o submetimento a um sistema de exploração semelhante aos tempos de emergência do capitalismo. As leis de protecção do trabalho, o sistema de segurança social e muitas outras conquistas dos trabalhadores foram violentadas de forma clara. Até a mais histórica das conquistas dos trabalhadores: a jornada de oito horas, desapareceu. Na prática, anulou-se «legal» ou ilegalmente o que se conhece como conquistas sociais dos trabalhadores. Sob a consigna de que tudo isto se fazia em parlamentos democráticos de levanta-a-mão, sancionaram-se novas disposições que legalizaram estas realidades sociais cruéis para os trabalhadores.

Odiario
Odiario

O Jatun Auka ou a contradição final

Marcos Domich*    08.May.10    Colaboradores

Marcos DomichNão é pela sua extensão que se avalia a profundidade do pensamento vertido num texto. Com precisão e de forma sÍ­ntéctica, Marcos Domich analisa o actual momento do processo de mudança na BolÍ­via e os perigos que o espreitam.

Odiario
Odiario

BolÍ­via: Erradicar os surtos fascistas

Marcos Domich*    08.Abr.10    Colaboradores

Marcos Domich“A que atribuir este súbito ressurgimento dos sÍ­mbolos e do pensamento nazi na polÍ­tica boliviana? É óbvio que há uma crise profunda nas direitas. Fechou-se-lhes o campo democrático. Não gozam de aceitação popular; não podem aspirar Í  conquista da maioria dos votos. Nessas circunstâncias não lhes resta outro caminho que não seja o da conspiração aberta, o recurso Í  subversão e Í  simulação polÍ­tica.”

Odiario
Odiario

O Socialismo na e para a BolÍ­via (da vitória eleitoral Í  construção da nova ordem)

Marcos Domich*    18.Mar.10    Colaboradores

Marcos DomichNeste estudo sobre o futuro do processo revolucionário de mudanças em curso na BolÍ­via, Marcos Domich conclui respondendo Í  pergunta como é possÍ­vel, hoje e na BolÍ­via, “um paÍ­s atrasado, pobre, cercado construir uma nova ordem, a sociedade socialista. Sim, acreditamos que é possÍ­vel nas actuais conjunturas nacional e internacional. Ambas são favoráveis, ainda que Í  revolução boliviana, tal como não acontecerá com nenhuma outra, não se lhe será aberta a passagem para uma avenida Nevski, como já sabemos. Será como disse Mariátegui «nem cópia nem decalque, criação heróica».”

Odiario
Odiario

Eleições no Chile:
Paradoxos cruéis

Marcos Domich*    14.Dic.09    Colaboradores

Marcos Domich
Os resultados esperados no fecho das urnas nas eleições de ontem no Chile confirmam, no essencial, a análise e as previsões deste texto Marcos Domich, escrito na passada sexta-feira, 11 de Dezembro.

Odiario