Autor: “Silvia Ribeiro”

Odiario

As multinacionais farmacêuticas garantem a escassez de vacinas

Silvia Ribeiro    23.Mar.21    Outros autores

Acumulam-se os dados sobre o férreo controlo que as grandes multinacionais farmacêuticas exercem sobre o fornecimento das vacinas Covid-19 cujas patentes possuem. Criaram-nas na base de investigação e fundos públicos, mas garantem os astronómicos lucros privados do negócio do século. Os governos ao seu serviço (incluindo o de Portugal), bloqueiam iniciativas no sentido da suspensão da limitação de acesso Í s patentes. O preço dessa vassalagem é não apenas o de mais muitas centenas de milhares de mortes, mas também o da cada vez mais incerta possibilidade de contenção efectiva da pandemia.

Odiario
Odiario

CoronavÍ­rus, agronegócio e estado de excepção

Silvia Ribeiro*    05.Mar.20    Outros autores

Uma pertinente reflexão a propósito do coronavÍ­rus, das suas mais do que prováveis origens e do aproveitamento pelos governos do risco de contágio para avançarem na normalização do “estado de excepção”.

Odiario
Odiario

Autênticos amigos das transnacionais

Silvia Ribeiro    10.Sep.15    Outros autores

Desde 2012 que se desenvolve, em segredo, a negociação de um Acordo de Comércio em Serviços (TISA na sigla em inglês). Através dele os EUA (melhor dizendo, as suas grandes empresas financeiras e os seus gigantes do comércio de bens e serviços) pretendem impor ao mundo as regras mais bárbaras do lucro capitalista a qualquer preço. É urgente o alerta, a denúncia e o combate contra esta devastadora ofensiva.

Odiario